7 maneiras revolucionárias para atrair coachees em uma semana

Tempo de leitura: 6 minutos

Há 8 anos atuo como coach, já formei mais de 10 mil alunos e nesse período percebi que a maior dificuldade dos coaches é atrair os clientes.

Essa barreira pode ser tão forte para alguns que faz com que eles adiem o seu sonho de viver uma vida de qualidade, com tempo para estar com os filhos, praticar exercícios e ainda ganhar dinheiro agregando valor à vida das pessoas.

Esse sempre foi o meu desejo e foi por isso que, em um momento decisivo da minha vida, larguei a carreira de médico para ser exclusivamente coach. Mas essa não foi uma decisão fácil.

Conquistar o sucesso como médico foi um trabalho árduo. No início quase não tinha pacientes e as dívidas iam se acumulando… Eu acordava de madrugada preocupado com as contas e pensando se algum paciente agendaria uma consulta aquele dia. Investindo na minha formação, atingi certa estabilidade financeira.

Agora imagine mudar de caminho depois de passar por isso. Acontece que nessa busca por autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional, fiz a formação de Coaching e isso me abriu os olhos para novas oportunidades. Vi nessa área a possibilidade de ter uma renda extra e de ajudar as pessoas a conquistarem os seus sonhos.

Depois de algum tempo levando o coaching como segunda opção, percebi que 50% da minha renda vinha da medicina e os outros 50% do meu trabalho como coach. Já estava apaixonado pela nova área e a ideia cada vez mais real de trabalhar exclusivamente com coaching ficou ainda mais tentadora.

Mas aí surgiram as dúvidas: como vou manter o meu padrão de vida trabalhando como coach? O que vão pensar meus pais e amigos dessa mudança? Eu tampouco sabia se teria a competência e organização para atender a quantidade de clientes necessária e com qualidade.

Para superar a insegurança, me agarrei à alegria que senti ao pensar que estaria livre para trabalhar do meu jeito e nos meus horários. E ainda melhor: com dedicação integral ao meu verdadeiro propósito!

Hoje, depois de 4 mil horas de atendimentos individuais e 4 formações de coach no Brasil e na Espanha, decidi que é hora de ajudar especificamente esses profissionais fantásticos de coaching que fazem um trabalho tão importante na vida das pessoas.

Resolvi começar com o que mais afasta os coaches do seu sonho: a incerteza de ter coachees suficientes para manter o seu estilo de vida. As 7 dicas abaixo vão fazer com que você, coach recém-formado ou experiente, aumente o seu número de clientes rapidamente e tenha a confiança de que não será mais necessário voltar ao seu trabalho anterior. Vamos lá?

1) Coloque o barco em movimento

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Muitos coaches acreditam que precisam estar extraordinariamente bem preparados antes de começar os atendimentos. Embora seja fundamental dominar a sua metodologia, quanto mais tempo se demora para praticar o que aprendeu, mas inseguro se fica. O mais importante é começar, colocar o barco em movimento e então fazer os ajustes necessários. É a prática que consolida o aprendizado.

Em minhas formações e cursos online, sempre dou um passo-a-passo para o coach saber exatamente o que fazer em cada etapa. Os pontos abaixo são essenciais para você ter sucesso nos processos:

– Tenha claro o que vai fazer em cada sessão e a metodologia.
– Dê ritmo e frequência para as sessões.
– Estabeleça uma empatia com o coachee.
– Salvo emergências, não desmarque sessões nem chegue atrasado.
– Esteja disponível ao seu coachee em outros momentos; evite viajar por um longo período de tempo.
– Estabeleça as regras e firme acordos com o coachee antes e durante os processos.
– Identifique o assunto em que se deve trabalhar.

2) Ponta pé digital

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Essa dica serve tanto para iniciantes quanto para experientes. Prepare um blog ou site poderoso para ganhar visibilidade online. Pense à frente. Se está começando a formação em coaching, você pode começar com algo simples, mas que gere valor às pessoas através do conhecimento.

O importante é estar acessível e mostrar que você tem conteúdo para passar.

3) Coach o quê?

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É muito importante que você saiba responder à pergunta “o que é coaching?” – e que saiba responder bem. Você pode explicar sobre como funciona o processo, mas o ideal é destacar os benefícios que isso trará à pessoa. Afinal, você quer que ela se interesse pelo seu trabalho. Uma resposta que funcionou muito bem para mim foi a seguinte:

“Coaching é a maneira de ajudar as pessoas a realizarem seus objetivos e sonhos a partir de um planejamento. É como se fosse um personal training para a vida pessoal e profissional”

A maioria das pessoas quer saber mais a respeito do processo ou no mínimo acham muito legal. Por isso, treine sua resposta com foco nos resultados.

4) Explorando a curiosidade

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Se você está começando a sua formação em coaching, está para se formar ou pretende fazer outros cursos de especialização, lembre-se de comunicar isso nas suas redes sociais. A novidade vai despertar o interesse das pessoas e gerar curiosidade sobre o curso. Será comum receber comentários como “Que legal”, “Sucesso”, “Conte depois como funciona” e, é claro, a valiosa pergunta: “O que é isso?”.

As pessoas interessadas podem ser futuros interessados no seu trabalho ou também fonte de indicações. Para instigar ainda mais, coloque imagens da sala de aula, com colegas e professores.

5) A peneira invertida

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Esta técnica é poderosíssima. Muitos alunos meus conseguiram 15 ou mais candidatos em plena formação. Trata-se de divulgar nas redes sociais que você está selecionando quatro pessoas para receber uma sessão experimental sem compromisso. A proposta é quase irresistível. Um exemplo de anúncio é:

“Amigos,
Estou muito feliz em realizar mais um dos meus sonhos, o de ser Coach. Por isso, estou selecionando 4 pessoas que tenham perfil para receber uma sessão de coaching de empoderamento sem compromisso. Vou fazer a seleção em 24 horas.”

Lembre-se de que é você quem vai fazer a seleção e assim, poderá decidir quais candidatos aproveitarão melhor o processo e consequentemente renderão mais frutos para você no futuro.

6) Amigo ao quadrado

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Expanda o seu leque de possíveis coachees pedindo indicações a amigos e familiares de outras pessoas que poderiam se interessar pela sessão experimental. As pessoas gostam de ajudar aos demais, especialmente de forem amigos.

Por isso, há grandes chances de você receber indicações. Alguns podem até se oferecer para o processo em vez de indicar alguém.

7) Hiperconexão

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Atualmente o WhatsApp é um dos meios de comunicação mais difundidos e você pode usá-lo em seu proveito. Participe de grupos de coaching para trocar ferramentas ler livros e ver filmes que apoiarão o seu desenvolvimento.

Você também pode criar um grupo seu com alguns interessados para enviar mensagens positivas de coaching, avisar quando vai lançar um novo artigo, workshop ou serviço. Certifique-se de incluir na lista apenas aqueles que têm interesse no conteúdo que você vai compartilhar.

E agora depende de você colocar em prática para ter sucesso. Espero que tenha gostado dessas dicas porque é apenas o começo…

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7 maneiras revolucionárias para atrair coachees em uma semana
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5 Comentários

  1. Cris Grangeiro

    Conteúdo rico, instigante e muito útil. Obrigada por compartilhar.

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  2. Muito show, Yalcon.
    Algumas coisas eu já usava, mas existem veradeiros diamantes neste artigo. Aguardando ansioso pelo próximo artigo.
    Yalcon, você pretende lançar um livro? Que tal?

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  3. Muito bom Yalcon ter você no jogo, aqui no campo.
    Certemente vai apoiar e inspirar e instruir a muitos!! Parabéns e obrigada. Eu desejo muuuuito sucesso pra você e pra todos nós. tmj

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  4. Atualmente o que tem feito muita diferença em meus resultados é o ponta pé digital, utilizando principalmente as redes sociais, como o facebook e o instagram! Agora a Hiperconexão tornou-se algo indispensável, o resultado foi tanto que tive que separar o meu contato pessoal do profissional.

    Procuro sempre adquirir conhecimentos importantes pela rede e compartilhar com a minha equipe… e sempre paro aqui, rs. Artigos de extrema qualidade, obrigado por compartilhar o seu conhecimento, Yalcon!

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